segunda-feira, 27 de março de 2006

Dei por mim...

Hoje dei por mim a escrever fitas de fim de curso. A recordar momentos. Breves momentos mas que carregavam em si a força de uma vida. Traziam o fardo de uma preocupação, a alegria de um olhar, a magia de um amigo... revi esse mágico a transformar o preto em cinza, a lágrima no sorriso, a revolta num alívio...
Dei por mim a sorrir sozinha como se o estivesse a rever. O momento, a companhia, a gargalhada... Dei por mim a imaginar uma cena, outra e outra, numa sucessão de imagens aparentemente dispersas, sem sentido, que formavam, no seu conjunto, verdadeiras relíquias cinematográficas dignas de lucrosas bilheteiras. E parece que naqueles breves minutos tudo acontecia, precipitadamente. Assisti ao ínicio, reconheci os actores e a história, previ o desfecho final e guardei. Guardei o bilhete como se ele trouxesse o código de entrada para uma obra. Rara. Minha. Uma obra que a outros nada representa, uma obra que não é lucro, é vida...
Cavalgava eu nestes pensamentos quando fiz uma paragem brusca. Tudo aquilo me soou a estranho. A despedida. Ao final de um ciclo. 5anos que vistos de longe pareciam pouco, tal como alguém avista um castelo lá ao longe, pequeno, que aumenta de magnitude à medida que nos aproximamos e que acaba por se impor, à nossa frente, como uma majestosa muralha. Aproximei-me, então... Como esperado, os 5anos tornaram-se num imponente edifício que ali se tinha construído, à minha frente. Em 5anos cresceram árvores de esperança, brotaram a flor, desenvolveu-se o fruto. Alguns ainda persistem, colho-os todos os dias. Outros caíram. Precipitaram-se. Não contesto porque a natureza faz tudo como tem mesmo que ser e, se caíram, é porque esse seria, inevitavelmente, o seu destino. Nada é por acaso.

Estou eu na recta final deste ciclo que ainda não terminou e já estou a ver o desfecho de mais uma cena...outra. E até ao fim ainda muitas se seguirão, o guião não está escrito e ainda bem. O factor S sempre me cativou. A Surpresa, de cada dia. Muitas reflexões isso me trará e acredito que ainda vou divagar muito no tema... enquanto escrevo relembro e encontro-me, mais um bocadinho, em viagens sucessivas, que não quero mesmo que acabem...:)



15 comentários:

Anónimo disse...

Co eu t entendo... Deixamos infelizmente mts coisas p tras... Mas a nova etapa é + 1 experiencia!
Apesar d td dou valor a qm m diz q os melhores tempos da nossa vida sao enq estudamos.... agr as responsabilidades sao diferentes e a vida torna-se mt + rotineira. tem os seus lados bons e os seus lados maus... dps verás (ou olha p mim)!!!!!lo0l

bjs gandes

Anónimo disse...

Concordo plenamente c o que a Lénia disse... Há que aproveitar enquanto se é estudante; porque dps a vida é bastante diferente: mais responsabilidades, mundo do emprego em constante mutação, singrar no mercado de trabalho.
Qd se conquista emprego, a vida torna-se rotineira (não é que quem esteja desempregado tenha uma rotina melhor...): de manhã é a agitação p chegar a horas ao local trabalho, está-se no emprego, almoço, emprego, o pára-arranca p chegar a casa do emprego, chega-se a casa e só se quer descansar um pouco, janta-se, vê-se um pouco de TV, vai-se ver o e-mail e logo a seguir já está na hora de ir p cama p começar um dia igual a tantos outros...

Aproveita ao máximo este teu último ano de faculdade!!

Fica bem! Bjs!

breathe05 disse...

sim, acho que é a vida :) ciclos sucessivos que começam e têm de acabar, ms que nos deixam sempre com tudo o que foram.

adorei!

bjinho*

Koala disse...

Temos finalista:) parabens:)
Eu ultimamente tenho conhecido pessoas que se perdem muito facilmente na vida, não têm noção da, ou nao, gravidade, dos seus actos. É terrível! Creio que quem ja apanhou muito da vida é que tem consciencia daquilo que o espera para assim, se puder agarrar as coisas de unhas e dentes. Nada se mantém.
**** Boa sorte

Cláudia disse...

Ainda que a história se repita, tu nunca voltarás ao lugar de onde partiste. Será uma nova sophie a recordar uma sophie que ainda está para vir.Aceita as viagens da vida, e deixa-te ir com as marés.Verás que assim, as viagens incessantes não têm fim, apenas continuidade.Escreves muito bem,gosto muito de te ler.

Sophie disse...

P/ Lé:

Miga, de facto só damos o verdadeiro valor a uma coisa quando a perdemos... este é (será) mais um exemplo...agora também é verdade que há que avançar, sem medos...porque o amanhã não espera e o ontem já passou...;)

Bjinhos e até sábado!!!!;o)

Sophie disse...

P/ Miguel:
não podemos é deixar que essa rotina nos domine, há que encontrar algo de diferente em cada dia, esse é mesmo o desafio diário... hoje e sempre!!!:)

e só uma correcção naquela parte do "aproveita ao máximo este último ano..." já não será um ano, mas decerto que tentarei aproveitar ao máximo estes últimos 2 mesinhos...:p

Bjinho, cá de longe!!*


P/ breath05:
sim, estes ciclos deixam-nos muito...há que aprender com o que ficou e até com o que acabou por não ficar...:)

Bjinhos e fica bem!!!:)


P/ Koala:
Bigada:)
Querer é, indiscutivelmente, poder...
E como vai a capoeira? :p

Bjinhos e te breve!!!;)


P/Cláudia:
Obrigada pelas bonitas palavras que deixaste...vou tentar que assim seja:)

e que as viagens interessantes continuem a sê-lo...:)

Bjinhos e fica bem...

Diafragma disse...

Gostei muito do teu texto, e revi-me nele. E como já passaram uns bons anitos por essa minha experiência posso-te dizer que... o melhor ainda está para vir.

Sophie disse...

P/ Diafragma:

I hope so!!! :)

Bjinhos e inté!!!

Zana disse...

Aninha!!!
Tão bom ver que as coisas seguem o seu ritmo.Esta foi uma das muitas nuvens que vais alcançar dos teus sonhos!! Isso é bestial e mais ainda deixa o sabor forte de força para o futuro:o).
Sei que o sabes, mas, adorei, nao so o texto, que como sempre está mt bom, mas por ver q tudo isto está a sair de dentro de ti:o)***
beijo daqueles***

Sophie disse...

Bigado Zana :)

È mais um ciclo que se aproxima... venha ele...

e.... bigado por simplesmente teres estado e continuares a estar...:)

Bjinho***

Anónimo disse...

Oi Sofia :)

A pedido de uma amiga especial aqui deixo o meu comentário a um conjunto de linhas que me transportou para tempos distantes, mas sempre presentes na memória e no coração. Quero apenas dizer-te que quando escrever a tua fita de finalista os sentimentos serão idênticos; prevejo que não irei escrever apenas sobre os últimos 5 anos, nos quais a nossa amizade cresceu de modo muito bonito, mas principalmente irei realçar as gargalhadas, os sorrisos, as lágrimas e todas as emoções que felizmente temos partilhado :)Ambiciono fazer-te verdadeiramente satisfeita com a mensagem que preencher aquela fita, de cor estranha, mas claramente diferente por ser TUA!

beijo grande e abraço apertado ***
(a palhaça do grupo das 5 da vida airada)

Anónimo disse...

Muito bonito. Fizeste-me recordar o que aconteceu quando eu o tive de fazer, as lágrimas que se soltaram sem dificultade aparente. Aquele sorriso que se instalou enquanto via esses momentos mágicos que aconteceram diante de mim. Hoje fizeste-me sofrer porque esses momentos já são história de um passado muito curto.

Filipe Pratas (a 1ªvez que escrevo no teu blog depois de tu já mo teres pedido algumas vezes! já ha muito que nao falo contigo, sobre tudo e sobre nada)

Sophie disse...

Mogmo:

Hello!!!
Bem-vindo a esta odisseia...

As histórias com final feliz também podem trazer sofrimento mas mais do que isso devem-nos trazer recordação, lembranças de um passado mais ou menos longíquo mas feliz:)

Obrigado pelo comment....

Volta sempre:)

Bjs

Sophie disse...

P/ Raquel:

MInha linda!!! Estou de volta! Bigado por passares por este espacinho tão meu como vosso :)Também não tive dificuldade em preencher a tua fita porque realmente temos muitos momentos partilhados que reforçam, dia apos dia, uma grande amizade...outros, decerto, que virão para decorar e fortalecer este sentimento:)

Bjinho gde e um xiii apertado
Até breve!!