terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

A revolta do disco rígido

Disco rígido segundo os entendidos na matéria designa "dispositivos de estrutura fixa e rígida que permitem ler e armazenar mais informação a velocidades mais elevadas do que qualquer outro dispositivo de armazenamento".Assim acredito que o seja!!!! Nesta viagem de hoje vou ousar, não direi contrariar mas sim aumentar o seu campo semântico, quero com isto dizer que, indirectamente, a noção de disco rígido tem todas as razões para ser ampliada para a realidade humana. Se não vejamos... um estudante universitário tem, em média, 5 cadeiras semestrais (qd n 6 ou 7...). Se em cada cadeira o docente exige o conhecimento aprofundado, não limitado a sebentas ou acetatos claro está, nessa área, esse conhecimento seria (teoricamente, claro!!!) exponencialmente aumentado. Assim, às 500 páginas da sebenta-base teríamos que, segundo os respeitados docentes, acrescentar novas abordagens e conteúdos recentes da comunidade científica....(onde já vão as 500 pág...!!!!!). Se cada página contiver 9 ou 10 pontos-chave a reter e integrar futuramente (mais uma vez isto é, apenas, fácil de escrever!!!!), o número de pontos-chave já irá em 5000!! Tendo em conta que conhecimento puxa conhecimento e, qd se trata de doenças e bichinhos há sempre maneira de haver interacções por onde menos se espera, efeitos secundários, toxicidade e tratamento, cada ponto-chave esconde outros tantos... Retomando os números já iríamos em, pelo menos, 10000 pontos a reter, para 1 só cadeira em 3 ou 4 dias. Se considerarmos as tais 6 ou 7 cadeiras, digam lá se isto não é digno de atribuir mais uma característica à espécie humana: integrador de megainformação em microespaço de tempo, i.e., um autêntico disco rígido dos tempos modernos!!!!!

Aí está como me senti no último mês: um disco rígido vítima dos "programadores científicos" de uma faculdade deste país....

6 comentários:

Anónimo disse...

Yo!
Um comentário a este texto? Mais que isso! Dou-te 3 comentários

1) Professor de português:
Texto de qualidade média/alta, com alguma substância digna de interesse e aprofundamento do ponto de vista do enquadramento das influências de grandes nomes da literatura mundial (ou então não..). Qualidade semântica razoavél, bom uso da pontuação como forma de transmissão da oralidade.

2) Psicanalista:
As ideias subjacentes no texto supracitado denotam um clara e profunda revolta pela sociedade contemporânea, mais concretamente, poe em foco a problemática inerente ao esforço do indivíduo em busca de aceitação pela sociedade. Ocorre-me citar Freud neste momento mas vou poupar a autora do texto a isso, que ela até é boa moça e as suas ideias só serviriam para contribuir para o aprofundamento de um estado psiquíco já de sí evidentemente priclitante e com amplas tendências homicidas (os tais senhores professores) / suicidas (a dita cuja)

3) Friend:
Bem-vinda (é assim que se escreve, procura no dicionário) a este maravilhoso mundo novo! Texto porreiro, eu também já passei por isso, mas tenho um remédio chamado Ázere (tu que és uma verdadeira drguista, perdão lojista, perdao farmaceutica sabes certamente do que se trata).

PS:

Tás a dever um café

Sophie disse...

Sim sr anónimo (ou n...), bom comentário... qt àquela do lojista, digamos que tomara o senhor electricista (oops, perdão...senhor engenheiro electrotécnico!!!) ter sempre um droguista perto de sim, pq em caso de dúvida ou persistÊncia dos sintomas quem é q lá está?? ;o) Espero q vás passando por cá... e qt ao café, venha ele...;)

Bjs e te breve!!!

Zana disse...

Minha mana!!!acabei agr de me percatar desta mensagem que me deixaste e nunca tão feliz!!! Vim logo ver este teu passeio, que mais se juntará ao meu:o)Fico contente e aprecio muito o que leio, (por agr so vou no segundo post mas estou com pica;o)!! Sem dúvida que este será um blog a visitar quando o tempo me deixar:o).
Benvinda ao mundo dos bloguistas:o)..


Quanto ao disco rigido meu anjo,, é verdade, eu mesma me senti cair nestas reflexões estes dias, como te deste conta, mas olha, desejo que nunca apanhemos virus, de resto com mais ou menos repetições, esperemos poder dar conta do recado;op.. lol...
~Boa reflexão e analogia;o)~***

Sophie disse...

Rosaninha, bigado pela força q sabes tão bem dar... Tantas saudades que por aqui se vão sentindo ;)

A nossa conta já está, decerto, com uma quantia choruda ;o)

Tou ansiosa por novidades (das boas:))!!!! Como senti uma vontade enorme de te escrever, daqueles monólogos q tu já conheces, na segunda já vou dar trabalho aos CTT ;) pensavam q se livravam de nós, hein...

Um bj gd desta mana "neobloguista"!!!

Anónimo disse...

Tens td a razão... E eu q o diga!!! N csg ir as aulas e tenho q assimilar 1 semestre inteiro d varias cadeiras em 3 ou 4 dias (nas melhores epocas)!!!! E axo q inda pior é qd temos apenas 3 cadeiras p acabar o curso (pensamos portt: "Isto é fácil") e dps temos q fazer td n1a semana pq chumbámos na 1ª chamada... Uma pessoa nem pode ter um final de licenciatura descansada!
Mm assim acho q o meu disco rígido natural está mt fraco... Já tive capacidade p +! E o meu problema é q neste caso n é possivel formatar o disco... Perdemos e pronto!!!
Ai se eu tivesse a cabecinha q tinha no secundário.... Era tão bom! A média da licenciatura era melhorzita!
Bem... Agr qm divagou bastante fui eu. Era suposto ser 1 comentario e n 1 inicio de blog... lo0l

Beijinhos gandes

Sophie disse...

"tenho q assimilar 1 semestre inteiro de..." neste momento é tinha, é ou n é verdade?? ;o)Mais uma vez parabéns miga, bem sei q foram momentos daqueles bastante complicados mas mais uma vez "foram"... hj apenas serão recordados...:)

Muitas felicidades...

Ate breve!!