domingo, 26 de fevereiro de 2006

Vale a pena pensar nisto...

Resultante das minhas leituras dos últimos dias proponho hoje duas reflexões aos membros da blogosfera. A primeira é um excerto d´"A Conspiração" de Dan Brown que é tão real como oportuna, numa altura em que a NASA se prepara para lançar a primeira sonda (New Horizons) para Plutão. A segunda reflexão foi publicada na "Notícias Magazine" do DN de hoje.

"Veríamos pioneiros a reclamar a posse da Lua e dos asteróides e a defender os seus interesses pela via da força (...) tomei conhecimento de petições por parte de companhias que queriam construir painéis de néon que piscassem anúncios no céu nocturno. Já vi propostas de hotéis e atracções turísticas no espaço cujas actividades implicariam ejectar o seu lixo no espaço e criar lixeiras em órbita. Com efeito (...) uma proposta de uma firma que pretendia transformar o espaço num mausoléu, colocando os defuntos em órbita. (...) ou um milionário que pretendia promover uma missão um asteróide próximo, arrastá-lo para mais perto da Terra e construir nele minas para extracção de minérios preciosos"


Estas ideias futuristas nunca tinha ouvido e confesso que isto me faz pensar um pouco. Ainda não direi assustar mas simplesmente reflectir... De que serve ao Homem conquistar a lua se mais dia menos dia poderá vir a perder a Terra? Pessimismos à parte (neste caso chamar-lhe-ia puro realismo...) refiro-me apenas a um pensamento, tal como estas ideias espaciais, futurista! Um dia destes a multidão de empresários a correr ao espaço não será composta por cientistas aeroespaciais, mas por Homens de bolsos bem recheados e cuja vida girará em volta de números (por sinal...astronómicos!!!).


A segunda proposta de reflexão do dia:

"Transformar em qualquer coisa de sobrenatural tudo o que sentimos, só porque a racionalidade assim obriga, faz do silêncio uma enorme enciclopédia de todas as verdades por dizer"

Autor: Sá , Eduardo Tema: Sentimento
Fonte: Notícias Magazine (DN)
Data: 2006.02.26


Vale a pena pensar nisto...

3 comentários:

Koala disse...

Relativamente à primeira reflexão, é notável a necessidade do Homem se sentir cada vez mais cómodo, satisfazendo os seus caprichos. Se existirem extraterrestres que sugam vida dos outros planetas, viajando de galáxia em galáxia... somos nós!

Quanto à segunda parte do post... creio que não há nada a acrescentar! Iria desdobrar-me em conversas de cariz trascendental, gastar papel até mais não, se está tão explicito em meras linhas.

Abraço

Sophie disse...

Ao k0ala

Sim, não passam de caprichos... pensaremos assim :o)


Bjinhos

a_mais_fofa disse...

"De que serve ao Homem conquistar a lua se mais dia menos dia poderá vir a perder a Terra?"

Que verdade...

*a_mais_fofa*