segunda-feira, 1 de maio de 2006

Fui...

Photo by Schroder :)

Este fim de semana fui lá. Ouvi-lo, senti-lo, vê-lo. Tinha saudades de simplesmente lá estar, de sentir o bater da água fria nos pés num vai-vem constante como quem nos quer embalar, sossegar, anestesiar. E conseguiu. Ali consigo esconder-me de tudo por não ter vontade de pensar em nada. E não penso. Tento ser apenas o eu no mais simples. Não há raciocínios rebuscados, teorias mirabolantes, não há jornais, fármacos, reacções adversas, toxicidade e afins... não há trânsito, televisão, rádio, computador... ali escondo-me dela, da rotina. Ela mesmo que me tenta, dia após dia, incessantemente, militar no seu partido... Ali? Ali tudo é diferente. Não há nada de tecnológico, aliás, é dos poucos sítios em que o que era continua a ser, milhares de anos depois. Há e continuará (?) a haver o que sempre houve. Areia e água. O conteúdo da areia é discutível, assim como o da água, mas não entremos por aí. O pouco que há é o suficiente. (é dos raros sítios onde ainda se consegue ter esse lucroso equilíbrio) Ali tentei, não ver, mas admirar aquela imensidão de água que aparentemente nada nos diz. A mim até tem dito, quando vou lá apenas para o ouvir a ouvir-me, naqueles momentos em que precisamos que alguém nos ajude a ouvirmo-nos. Mas desta vez não. Apenas fui para o sentir. É uma forma de comunicação estranha mas não deixa de ser mais uma, baseada mais no sentir do que no falar...é que ali sinto uma força imensa, mascarada naquela aparente inactividade, naqueles metros, quilometros, milhas em que parece que tudo está parado. parece. mas não. é daquela aparente inércia que tudo gira, é dali que vem a força... e que força!! E é por me ter sempre fascinado esta dualidade que ali gosto de ir. E ficar à espera que me contagie. Nunca está ocupado, a rotina não o convence, a chuva não o demove, o calor é como se o alimentasse. Simplesmente está. Sempre. Forte. Para quem quiser, quando quiser. Tinha que ir. Tinha que ir respirar fundo até não conseguir mais. Tinha que ir preparar-me para o que se aproxima. Tinha que me encher daquilo... e lá fui.


8 comentários:

Diafragma disse...

Mas isso é o meu Guincho!

Notas disse...

Um cenário desses parece-me maravilhoso, mas só se for partilhado com o João... :)

Beijinhos*****

Marisa disse...

Diafragma... podia jurar k era o meu guincho!
Bem mas seja guincho, sesimbra, costa, etc. Sem dúvida o mar é o melhor calmante e revigorante!! Axo k assim k comprar carro as minhas e vindas à praia vao ser constantes. N p torrar ao sol, mas p ver, p sentir (cm dizes sofia), enfim p rir de novo!!!
E agora dps de vir de cuba, onde o mar é algo omnipresente, parece k a falta ainda é maior... é um alivio saber k se aproxima o verao!
Nimrod... sem duvida maravilhoso... mas o k? o joao ou o cenário, fikei sem perceber onde começa um e acaba o outro LOL

Sofia... ja sentia falta de mais um magnifico trabalho! Sim senhora!!! Mt sentido, como o tema exige!
Acabei agora de vir do outro lado (a costa), onde consegui inspirar alguma dessa essencia, mesmo a uma certa distancia! Há vistas do mar k valem a pena aproveitar, e eu fiz p isso!! P isso te entendo!

Boa semana!

kissitos grandes

Zana disse...

E tantas vezes andamos tão carregados por nao ter esses momentos do delicioso Não pensar.Do simplesmente ser-se, respirar e ter consciencia de que ser consciente é cansativo, ás vezes...
Linda reflexão esta tua, tão também por mim partilhada:o)
***

mogmo disse...

Isso é tudo o que eu necessito neste momento. Que saudades me deste..que falta me faz não estar sempre a pensar, por uma vez nos últimos momentos não me sentir vazio mas sim como parte de um todo em que sou apenas mais um. Que falta faz não sentir, apenas disfrutar do momento, daquele momento em que parece que tudo está suspenso, onde tudo se torna irrelevante...

mogmo

Marisa disse...

Eheheh
Já tem foto... tinhas razao... fazia falta ali a foto!!!
jinito

Anónimo disse...

Ainda há dias ouvi uma pessoa minha conhecida a dizer que quem lhe tirar o mar tira-lhe tudo!!

Bjs e continua! Tens estado inspirada e o teu blog melhora de dia para dia!!

Sophie disse...

P/ Diafragma:

E é tão bom sentirmos alguma coisa "nossa" naqueles momentos...:)

Fica bem!
Bjinhos


P/ nimrod:
Correcção: um cenário desses é sempre maravilhoso... para ti, o João completa-o...:)

Bjinhos Silvita e João!!!


P/Marisa:
Cada um tem o seu cantinho onde nos escondemos do resto, é importante é que o tenhamos, para fugir qd não nos encontramos... e o carro dá uma grande ajuda, defacto...:) e qt à Costa...gde Costa!!! ehehe
E a imagem...tens razão... a força de uma imagem é algo de fenomenal... tal como já diz a velha máxima "Ha imagens que valem mais q 1000palavras..." :)

Bjinho Marisa e... te manha!!!


P/ Zana:
Brigado pelo comment mana... e tu com o mar ou tão perto, ou tão longe...:s E aquele pôr do sol de Caminha no dia da bomba (dos 2 euros!!!!)qd fomos levar os sonhos, lembraste? ehehe.. q saudades e que imagem...!!

Bjinhos, ca de longe embrulhados num xiii


P/ Mogmo:
O vazio tem que ser preenchido, dia após dia, com aquela força de que tanto temos falado... encontra-la em ti e não a queiras procurar, basta sentir... tantas vezes esse sentir é suficiente... é a tal outra forma de comunicação...:)

Bjinhos e energia positiva:)


P/ Miguel:
Concordo plenamente, quem me tira o mar, tira-me muito mesmo... e dp quem é que ouve os meus disparates a fazerem ricochete nesta cabecinha?? ehe

Bjinho, obrigado pelo comment e cá te espero para a próxima viagem...:)